domingo, 26 de junho de 2016

📚✡️ Parashá da Semana: Shelach

Parashat Shelach (Num 13:1-15:41)

 📚✡️ A Parashat Shelach Resumida                                         


Parashá Shelach  começa com o incidente principal do mau relatório dos espiões sobre a Terra de Israel. Enquanto o povo judeu se prepara para entrar na Terra de Israel, doze importantes líderes são enviados para pesquisar a Terra Prometida, dos quais dez retornam e fazem um relatório negativo ao povo, dizendo que seria impossível ao povo judeu conquistar as poderosas nações que lá viviam.

Recusando-se a dar ouvidos ao relatório positivo de Caleb e Yeoshua, a nação inteira chora e reclama por toda uma noite de total histeria. D'us ameaça o povo judeu de extermínio, quando então Moshê suplica com sucesso para que não sejam totalmente aniquilados. Mesmo assim, D'us declara que serão punidos com quarenta anos vagando pelo deserto, e durante este tempo toda aquela geração morrerá. Percebendo seu grave erro, um grupo insiste em avançar imediatamente na direção do país, contra a vontade de D'us, sendo completamente aniquilado pelas famosas nações de Amalec e Canaã.

A Torá então muda para a descrição das libações de vinho que acompanhavam muitas das oferendas levadas ao Mishcan (Tabernáculo). Após ensinar os detalhes da chalá - (não confundir com o pão que comemos no Shabat), esta refere-se à porção a ser separada de cada fornada de massa e doada a um Cohen - a Torá menciona várias leis tratando da proibição de adoração de ídolos, e o infeliz caso do homem que recebeu a pena de morte por profanar o Shabat.

A Parashá Shelach termina com o terceiro parágrafo da prece do Shemá, contendo a mitsvá de colocar tsitsit, que serve como um constante lembrete para nós, de D'us e Seus mandamentos.


© Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org.

TRECHO EM HEBRAICO COM TRADUÇÃO  DA PARASHÁ

(A Escrita Hebraica  é Lida da Direita para a Esquerda)



א וַיְדַבֵּר יְהוָה, אֶל-מֹשֶׁה לֵּאמֹר. 
1 Então disse o Senhor a Moisés:

ב שְׁלַח-לְךָ אֲנָשִׁים, וְיָתֻרוּ אֶת-אֶרֶץ כְּנַעַן, אֲשֶׁר-אֲנִי נֹתֵן, לִבְנֵי יִשְׂרָאֵל:  אִישׁ אֶחָד אִישׁ אֶחָד לְמַטֵּה אֲבֹתָיו, תִּשְׁלָחוּ--כֹּל, נָשִׂיא בָהֶם.

2 Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel.  De cada tribo de seus pais enviarás um homem, sendo cada qual príncipe entre eles.

ג וַיִּשְׁלַח אֹתָם מֹשֶׁה מִמִּדְבַּר פָּארָן, עַל-פִּי יְהוָה:  כֻּלָּם אֲנָשִׁים, רָאשֵׁי בְנֵי-יִשְׂרָאֵל הֵמָּה.

3 Moisés, pois, enviou-os do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; eram todos eles homens principais dentre os filhos de Israel.


product name
EN_EVE
Shalom de Jerusalém,

Hoje em dia, você pode encontrar dezenas de edições diferentes da Bíblia em qualquer biblioteca. Apenas nos EUA, há mais de uma centena de versões da Bíblia Sagrada. A Bíblia é certamente o livro mais traduzido e mal traduzido da história da humanidade. Quando traduzimos, independente da qualidade da tradução, uma parte do significado é perdida. Então como saber se você realmente está lendo a palavra Divina? 
Sinceramente,
Yakov Rosenberg
Yakov Rosenberg
Professor de Hebraico Bíblico, eTeacherbiblical
Biblical_footer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KIT HEBRAICO | GREGO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...