sábado, 18 de junho de 2016

📚✡️ Parashá da Semana: Behaalotechá

Parashat Behaalotechá Números 8:1-12:16

 📚✡️ A Parashat Behaalotechá Resumida                                         


Parashá Behaalotechá (Num 8:1-12:16) Inicia-se com uma breve discussão sobre o acendimento diário da menorá de ouro (candelabro de sete braços) no Tabernáculo, seguida por uma descrição do ritual de consagração dos Levitas.

A Torá então descreve a celebração de Pêssach no segundo ano no deserto, completada com a oferenda do corban Pêssach. Aqueles que estão impuros na data regular de Pêssach e, portanto incapazes de participar na oferenda, são ordenados a celebrar Pêssach Sheni, uma celebração similar a Pêssach realizada um mês mais tarde, quando o cordeiro pascal é comido com matsá e ervas amargas.

Após mencionar a nuvem e o fogo que pairavam alternadamente sobre o Tabernáculo, a Torá descreve o procedimento padrão pelo qual os Filhos de Israel levantavam acampamento para continuar suas viagens pelo deserto. Logo após deixar o Monte Sinai e viajar até o deserto de Paran, o povo começa uma série de amargas reclamações. Espicaçados pelo erev rav (a múltipla mistura de povos que juntou-se ao povo judeu na saída do Egito), os Filhos de Israel ficaram insatisfeitos com o maná, sua miraculosa porção diária de pão celestial.

Quando Moshê começa a se desesperar, D'us ordena-lhe que selecione setenta anciãos para compor o Sanhedrin, a corte que o ajudaria a liderar a nação. Quase imediatamente, dois dos membros recém-eleitos anunciam uma profecia no acampamento. D'us envia um enorme bando de codornas, que o povo junta para comer; aqueles que haviam reclamado da falta de alimentos comem demais e morrem durante este fato sobrenatural.

A porção conclui com Miriam falando lashon hará, (לשון הרע) maledicência, a Aharon sobre seu irmão Moshê. Ela é punida por D'us com lepra, e fica de quarentena fora do acampamento por sete dias.


© Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org.


TRECHO EM HEBRAICO COM TRADUÇÃO  DA PARASHÁ

(A Escrita Hebraica  é Lida da Direita para a Esquerda)



א וַיְדַבֵּר יְהוָה, אֶל-מֹשֶׁה לֵּאמֹר.
1 Disse mais o Senhor a Moisés:

ב דַּבֵּר, אֶל-אַהֲרֹן, וְאָמַרְתָּ, אֵלָיו:  בְּהַעֲלֹתְךָ, אֶת-הַנֵּרֹת, אֶל-מוּל פְּנֵי הַמְּנוֹרָה, יָאִירוּ שִׁבְעַת הַנֵּרוֹת.

2 Fala a Arão, e dize-lhe:  Quando acenderes as lâmpadas, as sete lâmpadas alumiarão o espaço em frente do candelabro.

ג וַיַּעַשׂ כֵּן, אַהֲרֹן--אֶל-מוּל פְּנֵי הַמְּנוֹרָה, הֶעֱלָה נֵרֹתֶיהָ:  כַּאֲשֶׁר צִוָּה יְהוָה, אֶת-מֹשֶׁה.

3 Arão, pois, assim fez; acendeu as lâmpadas do candelabro de modo que alumiassem o espaço em frente do mesmo, como o Senhor ordenara a Moisés.


product name
Shalom,

Existem momentos na vida em que percebemos que algo importante aconteceu conosco. Momentos que mudam a nossa forma de enxergar o mundo.

"Para mim, esse momento aconteceu quando eu entendi o verdadeiro significado de uma única palavra. Uma palavra que eu usava regularmente, mas não sabia
o que significava até aprender o seu verdadeiro significado em Hebraico. ” Quer ler a história do Daniel Hanson? 
 
Biblical_footer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KIT HEBRAICO | GREGO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...