quinta-feira, 30 de junho de 2016

Qual é a sinagoga de Satanás? (Ap 3: 9-13)


Estudo para Cristãos com o  Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg       


Qual é a sinagoga de Satanás? (Ap 3: 9-13)


9 Escutem! Quanto àquela gente que pertence a Satanás, aqueles mentirosos  que afirmam que são Judeus, mas não são, eu farei com que eles venham e caiam de joelhos diante de vocês. E todos eles saberão que eu amo vocês.

Usar uma frase “este é um dos mais incompreendidos versículos em toda a Bíblia” é usar um clichê, mas neste caso, a afirmação é realmente verdadeira. A interpretação tradicional é a seguinte:

Os Judeus na cidade de Filadélfia odiavam e se opunham aos Cristãos, mas de acordo com Deus os Cristãos agora eram o verdadeiro povo de Deus (Judeus espirituais), não eles (os Judeus carnais). Os Judeus por causa de sua descrença em Jesus não são Judeus espiritualmente, os Cristãos são. Chegará um dia, quando os Cristãos perseguidos triunfarão e de uma forma ou outra os Judeus incrédulos serão submetidos a eles, porque Deus deixará bastante claro para todos que Ele sempre esteve do lado dos Cristãos. Os Judeus simplesmente mentiram sobre sua identidade. A Igreja agora se tornou o que Israel uma vez foi.

É claro que meu resumo simplificado mas razoável da interpretação destes textos é um exemplo por excelência da teologia da substituição ou supersessionismo. E se esta não for a melhor interpretação deste texto? Existem algumas questões a considerar aqui.

Jesus Lendo a Torá na Sinagoga, dia de  Shabat(Sábado) 
Primeiro, não é correto que as Bíblias Cristãs (bem-intencionadas e fieis) ainda caiam na armadilha do velho Anti-Judaísmo Cristão, quando se trata de decisões de tradução tomadas quando o texto do Novo Testamento em Koiné Greco-Judaico é traduzido para as línguas modernas.Tome por exemplo a palavra Grega o συναγωγῆς traduzida aqui como sinagoga (de Satanás), enquanto em Tiago 2:2 quando é dado o mandamento para tratar os adoradores pobres em pé de igualdade  com os ricos em reuniões de seguidores de Jesus, é traduzido como  reunião (de vocês). A palavra sinagoga (συναγωγῆς) no primeiro século e depois significava na verdade uma instituição Greco-Romana formada em função das reuniões dos Judeus durante o exilio Babilônico para estudo, oração e amizade. Realmente significava algo como uma reunião ou uma assembleia. Em Tiago 2:2 está apropriadamente traduzida, mas em vez de se aplicar a mesma lógica, quando o contexto é totalmente negativo, como em Ap.3:9, (de Satanás) a esmagadora maioria dos tradutores Cristãos decidiu traduzi-la não como reunião, mas  Sinagoga de Satanás, usando a palavra que evoca na mente de todas as pessoas modernas (Judeus ou não) uma clara conexão com a religião hoje chamada Judaísmo, algo que não era sempre o caso para as instituições Greco-Romanas do primeiro século livremente usada e adotada pelos Judeus chamada a συναγωγῆς (sinagoga).

Segundo, e isso é absolutamente maravilhoso que Jesus realmente diz para os crentes de Filadélfia que as pessoas que estão dizendo e fazendo essas coisas não são Judeus. Pare e pense sobre isso por um segundo. Se não seguirmos a interpretação tradicional (os Judeus carnais não são os Judeus espirituais) que poderíamos fornecer a nós mesmos o que pode ser chamado o claro significado das palavras de Jesus, ou seja que as pessoas que se opunham a eles não eram Judeus em absoluto. Se eles não eram Judeus, quem eram eles? Dada uma prática generalizada de conversão as práticas ancestrais Judaicas(conversão  proselitista) ou aproximar-se delas como no caso dos tementes a Deus,  podemos estar lidando aqui com pessoas excessivamente zelosas que eram ou completamente novas nos modos de vida Judaicos ou que tinham familiaridade apenas superficial e, portanto, não representativas dos mesmos. Temos que pensar em outras possibilidades interpretativas se as palavras de Jesus (que estas pessoas não eram Judeus) podem ser tomadas literalmente e  seriamente

Conselho de Jerusalém 
As sete igrejas da Ásia Menor eram constituídas de grande quantidade de tementes a Deus (Gentios) que aderiram a fé de Israel através de sua aceitação de Jesus como o Cristo (Messias) e daqueles Israelitas que seguiram Jesus como o Messias antes deles. É provável que a prescrição de não conversão proporcionada em Atos 15:29 era a responsável. O grupo de pessoas guiadas  pelos convertidos excessivamente zelosos aos antigos modos de vida Judaicos, que não eram até recentemente membros do povo Judeu estiveram por trás da perseguição aos crentes em Filadélfia. Eles se opuseram fortemente aos Gentios se juntarem ao povo Judeu sem a conversão proselitista formal algo que o Conselho de Jerusalém não requeria (Atos 15:29) e o Apóstolo Paulo claramente proibiu (1 Co. 7:17-24). Jesus prometeu aos Gentios que o seguiam de acordo com as decisões do Conselho de Jerusalém (vs. aqueles que escolheram o caminho proselitista da conversão ao Deus de Israel) que eles estavam fazendo bem, e que eles seriam final e publicamente aprovados por ele (Ap.3:9b).

10 Vocês têm obedecido à minha ordem para aguentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para por à prova os povos da terra.

Os Judeus no Império Romano eram numerosos e minoria privilegiada, mas já que os seguidores do Cristo Judeu das Nações foram instruídos contra a conversão proselitista ao Judaísmo, eles se tornaram em desacordo tanto com a cultura Romana dominante e a maioria dos Judeus que não entendia por que eles se encontravam entre o povo do Deus de Israel sem unir-se a pessoas (o significado primário de conversão no final da antiguidade). Jesus, promete a estes preciosos crentes, que desde que eles tenham guardado seus mandamentos apesar das enormes dificuldades, ele por sua vez iria preservá-los através dos tempos de grande dificuldade que logo viriam. É provável que a ampla perseguição de todo o Império aos seguidores Gentios do Cristo Judeu estivesse em vista. Esta perseguição particular ocorreu durante o Imperador Nero (64-68 D.C)

11 Eu venho logo. Guardem o que vocês têm, para que ninguém roube de vocês o prêmio da vitória. 12  A pessoa que conseguir a vitória, eu farei com que ela seja uma coluna no templo do Meu Deus, e essa pessoa nunca mais sairá dali. E escreverei nela o nome do Meu Deus e o nome da cidade do Meu Deus, a nova Jerusalém, que virá do céu, da parte do Meu Deus. E também escreverei nela o Meu novo nome.  13 Portanto, se vocês tem ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.

Gentios seguidores do Cristo Judeu não eram. Os antigos pagãos Romanos que se juntaram a esta coligação Judaica em Jesus sem a real conversão ao modo de vida da tradição Judaica Ancestral eram vulneráveis aos ataques de seus inimigos de ambos os lados – os Romanos pagãos que os desprezavam e os antigos pagãos Romanos que vieram para o Judaísmo através de conversão proselitista (aqueles que dizem que “eles são Judeus, mas não são” em Ap.3:9).


Jesus Judeu será Grande!


Mesmo com a promessa de preservação (Ap.3:10) durante a vindoura perseguição a sobrevivência/vitória não será fácil. Uma vez alcançada, no entanto, as recompensas do Reino Israelita para os membros Gentios desta     coalizão  com Jesus Judeu será grande.         Os membros das Nações do mundo, que se juntaram ao Jesus Judeu, não como Judeus, mas como membros das nações serão todos trazidos e tratados como cidadãos de primeira classe do Reino do Deus de Israel.


quarta-feira, 29 de junho de 2016

Martinho Lutero - Hebraico, o melhor idioma de todos!



הֱיֵה שָׁקוּד לְהִתְיַצֵּב נֶאֱמָן לִפְנֵי אֱלֹהִים וּכְפֹעֵל אֲשֶׁר לֹא-יֵבוֹשׁ הַמְחַלֵּק עַל- נָכוֹן דְּבַר הָאֱמֶת 

HEYEH SHAQUD LEHITEYATSEV NEEMAN LIFENEY ELOHYM UKHEFOEL ASHER LO-YEVOSH HAMECHALEQ AL-NAKHON DËVAR HAEMET

"Estuda para apresentar-te a Deus aprovado, um obreiro que não necessita envergonhar-se, distribuindo corretamente a palavra da verdade." (2 Tm 2:15)
.
A maioria dos líderes cristãos que reverenciam as Escrituras encorajam a cavar o texto hebraico. Mesmo Martinho Lutero, que infelizmente tornou-se abertamente anti-semita mais tarde na vida, escreveu:

"O idioma hebraico é o melhor idioma de todos ... Se eu fosse mais jovem, eu gostaria de aprender este idioma, porque ninguém pode realmente entender as Escrituras sem ele. Pois, embora o Novo Testamento tenha sido escrito em grego, ele é cheio de hebraísmos e expressões hebraicas. Portanto, foi acertadamente dito que os Hebreus bebem a partir da fonte, os Gregos da corrente que flui a partir dela, e os Latinos de uma piscina a jusante ".

- Martinho Lutero, Table Talk, citado em Pinchas E. Lapide, Hebraico na Igreja, trad. Erroll F. Rhodes (Grand Rapids: William B. Eerdmans Publishing Co., 1984).

Vocabulário                                                                            


אֱלֹהִים

Transliteração: ELOHYM
Tradução: deus; deuses


product name
EN_BIB_Angels
Shalom de Jerusalém,

Nesta semana, judeus de todo o mundo iniciam a leitura de um novo livro da Torá: o livro de Levítico, conhecido como Sefer Vayikrá. Para o povo judeu moderno, trata-se de um dos livros mais desafiadores da Bíblia porque o seu principal tema - o sacrifício de animais - não é mais praticado. Na ausência de um Templo, como o povo moderno pode preservar o verdadeiro significado das leis de sacrifício?
Sinceramente,
Lipnick_bibl...
Jonathan Lipnick
Diretor do Depto. de Estudos da Terra Santa da eTeacherbiblical 
Biblical_footer

Palavra do Dia:Família = (MISHPACHÁ)


Palavra do Dia: Família = (MISHPACHÁ)                              


Lembrando que no Hebraico "ch" tem som de "rr"



product name
eTeacher-LOG...
A liberdade de escolher
Olá, 

Um dos mandamentos mais conhecidos da Bíblia Hebraica é: “Escolha a vida para que você e seus descendentes possam viver” (Deut. 30:19).
Você já pensou o que a Bíblia quer dizer exatamente com "escolha a vida"?
Biblical_footer

SOBRENOMES DE JUDEUS EXPULSOS DA ESPANHA EM 1492 – VEJA SE O SEU ESTÁ NA LISTA





lista de sobrenomes judaicos de origem iberica sefardita



SOBRENOMES DE JUDEUS EXPULSOS DA ESPANHA EM 1492 – VEJA SE O SEU ESTÁ NA LISTA

Autor – Rostand Medeiros
Uma grande amiga, dá muito valor a história, me mandou a dica desta postagem.
Ela é feita sob medida para aqueles que buscam saber se descendem, ou não, de judeus.
Mas vamos aos fatos.
Bem, em um site de notícias mexicano temos a informação que o governo espanhol publicou uma lista com 5.220 nomes e sobrenomes de origem judaica, que serão reconhecidos pela Espanha após mais de 500 anos de exclusão.
Informa o site que dias atrás o parlamento espanhol começou uma análise para devolver a cidadania para os descendentes dos judeus expulsos em 1492.
Aqueles que possuem estes sobrenomes, que vivam ou não na Espanha, poderão obter a dupla cidadania. Pois segundo o site de notícias, o artigo 23 º do Código Civil Espanhol, afirma que “Os cidadãos estrangeiros sefarditas, que provem a sua condição e sua ligação especial com o nosso país, mesmo sem residência legal em Espanha, qualquer que seja a sua ideologia, religião ou crenças”.
Bem, se isso é sério e real eu não tenho como corroborar. Como se consegue esta dupla nacionalidade aí não sei mesmo. Mas acho que isso é difícil, pois assim a população Espanha dobraria de tamanho rapidamente. Tanto que depois saiu uma notícia que a pretensa concessão de cidadania espanhola através da ligação histórica com antepassados judeus seria falsa.
Em todo caso, no meu ponto de vista, o legal da postagem foi a publicação dos 5.220 sobrenomes de origem judaica. De pessoas que, segundo o site, foram comprovadamente expulsas daquele país após a Reconquista do território espanhol dos Mouros.
Eu encontrei meu sobrenome (ou “apellido”), Medeiros, entre os listados.

Mas os meus antepassados partiram, em um dia bem remoto, nesta situação de perseguição lá da Espanha ?





Brasão da freguesia da Ribeira Seca
Brasão da freguesia da Ribeira Seca

Olha, sei que meus antepassados são oriundo certamente da Península Ibérica. É certo que vieram de Portugal, pois  pesquisei e consegui alcançar dois irmãos Medeiros, que emigraram para o Brasil, mais precisamente para a vila (atual cidade) de Santa Luzia, na Paraíba e depois para o Seridó Potiguar. Um fincou raízes na região de Caicó e  seu irmão em Acari, de quem descendo. Isso tudo no final do século XVIII. Constam que eram oriundos da Ilha de São Miguel, nos Açores, mais precisamente da freguesia (aqui no Brasil é o distrito) da Ribeira Seca, também conhecida como São Miguel da Ribeira Seca. Esta freguesia pertence a cidade de Ribeira Grande,

Mas os antepassados destes irmãos poderiam ter vindo da Espanha? Eles eram judeus ou cristãos?

Confesso que nada sei. Mas buscar este passado remoto, as minhas raízes, isso é legal de se conhecer e espero aprofundar mais estas pesquisas.
Entretanto, confesso que por mais que descubra coisas interessantes nesta questão, o que me dá orgulha mesmo de ser quem sou, é o fato de ser Nordestino. Talvez eu não fosse tão feliz em ser brasileiro se não tivesse nascido nesta região e morasse aqui.

Segue a lista –

A.Abad, Abadía, Abarca, Abastos, Abaunza, Abbot, Abdallá, Abdalah, Abdallah, Abdelnour,Abdo, Abea, Abel, Abela, Abelado, Abella,Abellán, Abendaño, Abou, Abraham, Abrahams, Abrahán, Abrego, Abreu, Abrigo, Abril, Abufelo, Abugadba, Aburto, Acabal, Acebal, Acedo, Acevedo, Acosta, Acuña, Adames, Adamis, Adanaque, Adanis, Adis, Aedo, Agababa, Agámez, Agayón, Agrazal, Agreda, Aguayo, Agudelo, Agüero, Aguiar, Aguilar, Aguilera, Aguiluz, Aguilve, Aguinaga, Aguirre, Agurto,Agustín, Ahuja, Ahumada, Aiello, Aiza, Aizprúa, Aizpurúa, Alache, Alama, Alan, Alani, Alanis, Alanís, Alaniz, Alarcón, Alas, Alavez, Alayón, Alba, Albarello, Albarracín, Albelo, Albenda, Alburola, Alcaíno, Alcanzar, Alcázar, Alcazar, Alcibar, Alcócer, Alcóser, Alcóver, Alcózer, Aldana, Aldaña, Aldapa, Aldecoba, Alderrama, Alegría, Alejos, Alemán, Alexander, Alexandre, Alfaro, Alfonso, Algaba, Alguera, Aliaga, Alicama, Alier, Alizaga, Allan, Allon, Alluín, Almanza, Almanzar, Almanzo, Almaraz, Almazan, Almeida, Almendares, Almendárez, Almendáriz, Almengor, Almonte, Aloisio, Aloma, Alomar, Alonso, Alonzo, Alpírez, Alpízar, Altamirano, Altenor, Alterno, Altino, Altonor, Alva, Alvarado, Alvarenga, Alvares, Álvarez, Alvaro, Alvear, Alverde, Alvergue, Alvir, Alzate, Amado, Amador, Amalla, Amaris, Amaya, Amor, Amora, Amores, Amoros, Ampie, Ampié, Ampiée, Ampiee, Anaya, Anchetta, Anchez, Anchía, Anchieta, Andia, Andino, Andrade, André, Andrés, Andujar, Andújar, Andujo, Angele, Angelini, Anglada, Angulo, Anice, Anjos, Ansorena, Antelo, Antero, Antezana, Antich, Antillón, Antón, Antúnez, Anzora, Aparicio, Apolinar, Apollonio, Aponte, Aquiles, Aquino, Aragón,Aragones, Aragonés, Araica, Arana, Arancibia, Aranda, Arando, Arango, Aranjo, Araque, Arata, Araujo, Araus, Arauz, Araya, Arbaiza, Arballo, Arbelo, Arbizu, Arbizú, Arboleda, Arburola, Arca, Arcarate, Arce, Arceyudh, Arceyut, Arceyuth, Arcia, Arcía, Arciniegas, Ardila, Ardín, Ardón, Ardonnix, Areas, Arellano, Arena, Arenas, Arévalo, Argudo, Arguedas, Argüelles, Argüello, Argueta, Arguijo, Arias, Ariasdes, Arica, Arie, Ariño, Arispe, Arista, Ariza, Arjona, Armada, Armas, Armenta, Armento, Armeras, Armesto, Armijo, Arnáez, Arnau, Arnesto, Anuelo, Arnuero, Arone, Arosemena, Arquín, Arrazola, Arrea, Arredondo, Arreola, Arriaga, Arriagada, Arrieta, Arriola, Arrocha, Arroliga, Arrollo, Arrone, Arrones, Arronés, Arronez, Arronis, Arroniz, Arroyave, Arroyo, Arrubla, Artavia, Arteaga, Artecona, Artiaga, Artiga, Artiles, Artiñano, Artola, Artolozaga, Aruj, Aruizu, Arze, Arzola, Ascante, Ascencio, Asch, Asencio, Asero, Así, Asís, Aspirita, Astacio, Astete, Astorga, Astorquiza, Astúa, Asturias, Asunción, Asusema, Atehortúa, Atein, Atencio, Atensio, Atiensa, Atienza, Augusto, Ávalos, Avelar, Avellán, Avendaño, Ávila, Avilés, Avilez, Ayala, Ayales, Ayara, Ayarza, Aybar, Aycinena, Ayerdis, Aymerich, Azar, Azaria, Asofeifa, Azqueta, Azua, Azúa, Azuar, Azucena, Azul, Azuola, Azurdia.
B. Babb, Babar, Baca, Bacca, Bacigalupo, Badilla, Bado, Báez, Baeza, Baidal, Bairnales, Baizan, Bajarano, Balarezo, Baldares, Balday,Baldelomar, Balderas, Balderrama, Balderramos,Baldí, Baldi, Baldioceda, Baldivia, Baldizón,Balladares, Ballar, Ballard, Ballester, Ballestero,Ballesteros, Ballón, Balma, Balmaceda, Balmacera,Balon, Balser, Baltodano, Banegas, Banet, Banilla, Baños, Bañuelos,
Baquedano, Baquero, Baradín, Baraen, Barahoma, Barahona, Barajas,Baraquiso, Barat, Barba, Barbagallo, Barbagebra, Bárbara, Barbena, Barben,Barberena, Barbosa, Barboza, Barcelas, Barcelata, Barcenas, Barcia, Bardayan,Barguil, Barillas, Barletta, Baro, Barón, Barquedano, Barquero, Barquette, Barra, Barracosa, Barrante, Barrantes, Barraza, Barreda, Barrenechea, Barrera,Barrero, Barreto, Barrias, Barrientos, Barriga, Barrio, Barrionuevo, Barrios,Barroso, Barrot, Barrott, Barrundia, Barsallo, Bart, Bartal, Barteles, Bartels,Barth, Barvas, Baruch, Basadre, Basán, Basilio, Basti, Bastida, Bastos, Bastti,Batalla, Batán, Batista, Batres, Bautista, Bauzid, Baviera, Bayo, Bazán, Bazo,Beatriz, Becancur, Becerra, Becerril, Bedolla, Bedoya, Beeche, Beeché,Beingolea, Beita, Bejarano, Bejos, Bel, Belette, Belgrave, Bellanero, Bellido,Bello, Belloso, Belmonte, Beltrán, Beltre, Benach, Benambourg, Benambugr,Benambur, Benavente, Benavides, Benavídez, Benda, Bendaña, Bendig,Bendij, Benedictis, Beneditt, Benevides, Bengoechea, Benites, Benítez, Benito,Benzón, Berasaluce, Berciano, Berdasco, Berdugo, Berenzón, Bermejo,Bermeo, Bermudes, Bermúdez, Bernadas, Bernal, Bernardo, Bernat, Berrios,Berríos, Berrocal, Berrón, Bertel, Bertrán, Betancort, Bentancourt,Betancourth, Betancur, Betancurt, Beter, Beteta, Bethancourt, Betrano, Better,Biamonte, Binda, Blanco, Blandino, Blando, Blandón, Blau, Blum, Bobadilla,Bodán, Bogán, Bogantes, Bogarín, Bohorguez, Bohorquez, Bojorge, Bolaños,Bolívar, Bonice, Boniche, Bonichi, Bonilla, Borbas, Borbón, Borda, Bordallo,Borge, Borges, Borja, Borjas, Borjes, Borloz, Borras, Borrasé, Borredo,Borrero, Bosque, Botero, Boza, Bran, Bravia, Bravo, Brenes, Breve, Briceño,Brilla, Briones, Brito, Brizeño,Brizuela, Buencamino, Buendía, Bueno, Bueso,Buezo, Buga, Bugarín, Bugat, Bugria, Burgos, Burguera, Burgues, Burillo,Busano, Bustamante, Bustillo, Bustillos, Busto, Bustos, Buzano, Buzeta, Buzo.

continua clique em mais informações ..

KIT HEBRAICO | GREGO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...