sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
ENTENDER O SHABAT É CONECTAR-SE EM HEBRAICO
Celebre o Shabat |
ENTENDER O SHABAT É CONECTAR-SE EM HEBRAICO
No pôr do sol da sexta-feira, uma semana de atividades e crescimento chega ao seu fim e um novo dia é anunciado. Um dia de descanso, um dia santo, o dia de Shabat. Logo, as famílias de todo o mundo irão reunir-se para dividir o pão e abençoar o vinho. Este dia sagrado nos conecta como povo por séculos e cria um vínculo sagrado que nos une. Antes de isso acontecer, devemos acender as velas de Shabat em Hebraico juntos.
A bênção das velas de Shabat é assim:
Hebraico:
בָּרוּך אַתָּה אַדֹנָי אֱלֹהֵינוּ מֶלֶך הָעוֹלָם, אֲשֶר קִדְּשָנוּ בְּמִצְוֹתָיו וְצִוָּנוּ לְהַדְלִיק ֵנר שֶל שַבָּת
Transliteração:
Baruch a-ta A-do-nay Elo-hei-nu me-lech ha-o-lam a-sher ki-de-sha-nu be-mitz-vo-tavve-tzi-va-nu le-had-lik ner shel Sha-bat
Português:
"Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou acender a vela do santo Shabat."
Você já disse estas palavras sagradas em Hebraico e entendeu seu verdadeiro significado? Com o curso online da eTeacher você descobrirá muito mais sobre a vida em Israel e sobre ser judeu. Deixe os seus dados para aprender Hebraico online e participar de uma jornada espiritual que irá mudar sua vida. Aproxime-se hoje das tradições judaicas. Um novo semestre está prestes a começar!
Horário de Acendimento das Velas de Shabat
CLIQUE AQUI E CONFIRA O HORÁRIO |
Perdeu o seu calendário? Está viajando? Sozinho e sem recursos no Shabat?
Não importa o caso, esta ferramenta pode lhe informar o horário de acendimento
SAIBA MAIS CLIQUE AQUI
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
Judeus no Iraque
JUDEUS NO IRAQUE |
JUDEUS NO IRAQUE
Você conhece a história dos judeus no Iraque?
No dia 15 de julho de 1951 (11 de Tamuz) a operação "Esdras e Neemias" terminou. Nesta operação 125 mil judeus iraquianos foram trazidos a Israel. A comunidade judaica iraquiana era muito antiga, datada da época da diáspora babilônica, e o nome de operação faz menção aos líderes judeus que voltaram a Israel na época do rei Ciro. Em 1950 os judeus iraquianos receberam autorização para sair do Iraque, mas deviam deixar todas as suas posses naquele país. O parlamento israelense decidiu que essa seria uma boa oportunidade para salvar os judeus iraquianos e por mais de um ano organizou vôos com judeus para Israel.domingo, 31 de julho de 2016
📚✡️ Parashá da Semana: Matot-Massê
Parashat Matot-Massê (Numeros 30:2-36:13)
Parashá Matot-Massê(Resumida)
A Parashah Matot (Números 30:2-32:42): inicia-se com uma discussão das leis sobre nedarim (promessas) e shevuot (juramentos). A Torá então descreve a batalha do povo judeu e a vitória sobre Midyan, seguida por uma narrativa detalhada da distribuição dos despojos de guerra.
Antecipando a próxima chegada à Terra de Israel, as tribos de Reuven e Gad adiantaram-se para requerer que sua herança fosse a leste do Rio Jordão, ao invés de exatamente na Terra Santa, pois a margem leste seria mais apropriada para seus abundantes rebanhos.
Após alguma discussão, Moshê concorda, mas apenas sob a condição de que ajudassem o restante da nação a conquistar toda a Terra de Israel, antes de retornarem para estabelecer-se no seu legado.
A Parashat Mass’ê (Bamidbar 33:1 - 36:13) inicia-se com um resumo de toda a rota viajada pelo povo judeu durante seus quarenta anos no deserto, começando com seu Êxodo do Egito e concluindo com sua chegada às margens do Rio Jordão.
Após ordenar ao povo para expulsar todos os habitantes da Terra Santa, a Torá delineia as fronteiras exatas da terra de Israel. Já que os levitas não receberiam uma porção como os demais, cidades especiais foram separadas para eles. Alguns destes locais serviriam também como cidades de refúgio para alguém que, sem intenção, tenha matado uma pessoa, e então fugiria para uma destas cidades para buscar abrigo e evitar a vingança de um parente próximo da vítima, lá permanecendo até a morte do atual Cohen Gadol.
Após estabelecer os parâmetros para as várias categorias de assassinato, o livro Bamidbar conclui com informação mais completa a respeito das filhas de Tslofchad e as leis sobre herança.
© Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org.
TRECHO EM HEBRAICO COM TRADUÇÃO DA PARASHÁ
(A Escrita Hebraica é Lida da Direita para a Esquerda)
וַיְדַבֵּר יְהוָה אֶל־מֹשֶׁה לֵּאמֹר׃
O Senhor disse a Moisés:
נְקֹם נִקְמַת בְּנֵי יִשְׂרָאֵל מֵאֵת הַמִּדְיָנִים אַחַר תֵּאָסֵף אֶל־עַמֶּיךָ׃
“Vingue-se dos midianitas pelo que fizeram aos israelitas. Depois disso você será reunido aos seus antepassados”.
|
Palavra do Dia: Mar Morto ("mar de sal")
Mar Morto: "mar de sal"
Palavra do Dia: Mar Morto (Mar de Sal)
Você sabia?
O mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal nele contida, dez vezes superior à dos demais oceanos. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo.
Compartilhe com os seus amigos!
|
terça-feira, 26 de julho de 2016
📚✡️ Parashah da Semana: Pinechas (Resumida)
Parasha Pinechas:Números 25:10-30:1 |
Parashá Pinechas (Resumida)
A Parashá Pinechas começa com D'us concedendo sua bênção de paz e sacerdócio a Pinechas, o neto de Aharon, por assassinar um príncipe da tribo de Shimeon e uma princesa medianita enquanto estavam envolvidos em um ato licencioso em público (ao final da Porção da Torá da semana passada).
A reação zelosa de Pinechas salva o povo judeu de uma peste que havia irrompido no campo. D'us ordena a Moshê e Eleazar (filho e sucessor de Aharon como Sumo sacerdote) a conduzir um novo recenseamento de toda a nação, o primeiro feito em quase trinta e nove anos.
A Torá então relata a reivindicação feita pelas cinco filhas de Tslofchad por uma parte da herança na terra de Israel, pois não tinham irmãos e o pai morrera no deserto. D'us concorda, e pelo mérito destas mulheres justas muitas das leis sobre herança são ensinadas. Depois que D'us mostra a terra de Israel do topo de uma montanha, Moshê recebe ordens de transmitir seu manto de liderança a Yeoshua, colocando a mão sobre sua cabeça, pois Moshê não entraria no país.
A porção da Torá conclui com uma completa descrição dos corbanot, sacrifícios, especiais a serem ofertados nos vários dias festivos durante o ano, acima e além do sacrifício (corban tamid) que é trazido toda manhã e tarde. Estas seções são também lidas na Torá por todo o ano, nos dias festivos apropriados.
© Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org.
TRECHO EM HEBRAICO COM TRADUÇÃO DA PARASHÁ
(A Escrita Hebraica é Lida da Direita para a Esquerda)
סד וּבְאֵלֶּה, לֹא-הָיָה אִישׁ, מִפְּקוּדֵי מֹשֶׁה, וְאַהֲרֹן הַכֹּהֵן--אֲשֶׁר פָּקְדוּ אֶת-בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, בְּמִדְבַּר סִינָי.
|
|
Assinar:
Postagens (Atom)